quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A pedinte

Outra madrugada uma senhora pedinte me rogou, comlicençadesculpeincomodarviu, se eu não podia contribuir, que não era pra leite pra criança, que para falar a verdade,

- eu queria comprar um refrigerante...
- Quanto é um refrigerante?
- A, deve tá 3 real.
- Credo. - respondi abrindo a carteira.

Entreguei-lhe exatos RS2,75, que era tudo o que eu tinha de miúdo. A senhora estendeu a mão já falando um muitobrigadaviu,deuste...

E nesse hiato milesimal, ela viu que eram menos que 3 reais, e eu, percebendo, virei minha cara de comoassim para o outro lado, como não querendo acreditar no que estava para acontecer, quase me arrependendo de antemão, torcendo com máxima concentração pra ela escutar sem eu ter que dizer, inconformada: "eu sei que aqui não tem três, mas é tudo que posso dar!".

Mas nesse mesmo hiato milesimal, o bom-senso veio-lhe às mãos, e, como ela não soubesse o que fazer com o bom-senso, recolheu a própria indignação com um ódio todo atrapalhado e confuso, e terminou,

- ... abençoe. - já virando as costas e indo embora, não sem eu perceber que mexia no dinheiro, contando-o, ainda sem entender.

7 comentários:

  1. Dinheiro é coisa do demônio e eu não ajudo ninguém com dinheiro. Mas quer saber a verdade?! Não ajudo porque se nós ajudarmos com menos do que eles querem, eles acham que nós somos desaforados. E não é só por isso... Até para analfabeto tem emprego, mas é difícil trabalhar. Ganhar dinheiro pedindo é mais fácil, explorar crianças então, é tirar doce de criança. Você deveria ter tomado uma boa invertida da pedinte... hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. Depois me contaram que ela está sempre por ali fumando uma pedra.

    ResponderExcluir
  3. A senhorita tem um bom coração e, ajudar o próximo sem pensar em retorno é uma virtude que todos deveríamos nutrir.
    Fumar pedra não é bem uma virtude.

    ResponderExcluir
  4. É complicado dar dinheiro pra pedintes.
    Eu dava, mas depois desencanei. Se estão com fome, ou com vontade de comer algo, eu vou lá e compro. Essa coisa de dar dinheiro é meio tensa, pq tem gente que faz a vida pedindo. Ganha mais que um salário mínimo só na pedição. =/

    Legal mesmo é ver vc escrever igualzinho o pedinte fala! Tem uns que são mais engraçados, do tipo "eu podia tar matando, eu podia tar roubando, mas tô aqui pedindo". hauhauah

    ResponderExcluir
  5. Adoro quando transformam poucos segundos em muitas palavras.

    ResponderExcluir
  6. Então nosso poder de aquisição estagnou tanto, a ponto de um pedinte achar que isso é pouco e a gente achar que é muito.

    ResponderExcluir
  7. é, meu deus... "refrigerante". essas crianças de hoje em dia encontram códigos muito lokos hahahahahaha

    será que, pela história triste, o fornecedor fez desconto de 25 centavos?

    ResponderExcluir